Com intuito de ouvir, encaminhar e oportunizar que moradores de rua em situação de vulnerabilidade social sejam reinseridos à sociedade e retornem as suas famílias ou mudem suas condições de vida, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da equipe de assistentes sociais e abordadores sociais, que atuam na Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com a Secretaria de Saúde e GCM, tem realizado visitas constantes a esse público, em pontos estratégicos da cidade.
Esta ação acontece regularmente, uma vez por semana. Nesta quinta-feira (24), foi realizada mais uma visita, por meio do serviço especializado em abordagem social, com objetivo de identificar a situação desta população, auxiliando nas necessidades imediatas e promovendo a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.
“É muito importante estes tipos de ações realizadas em parcerias com outras políticas, pois fortalecem os serviços ofertados, e ainda possibilita sermos mais assertivos em nossas atuações, e darmos respostas efetivas tanto a este público como na sociedade em geral. Os profissionais que atuam neste serviço possuem uma excelente qualificação profissional, e se encontram aptos a oferecer um ótimo trabalho à população, em específico ao publico em referência”, disse a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti de Rezende.
Os profissionais buscam também, por meio das abordagens, conversar e entender o contexto que levou a pessoa a viver dessa forma, bem como reconstruir o seu projeto de vida e saída das ruas, além de possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais, de acordo com as suas necessidades. Também é oferecido o acolhimento institucional junto à Casa Cidadã, onde recebe alimentação, lugar para dormir e realizar higienização. O local conta com profissionais para atendimento e acompanhamento e ainda, palestras, orientação entre outros serviços. Ademais, é ofertado cursos de qualificação profissional e encaminhamentos para o mercado de trabalho, tanto formal quanto informal.
Recentemente, a Casa Cidadão recebeu a presença de uma profissional da área de nutrição, para falar sobre o tema: Nutrição, Consciência e Hábitos Saudáveis. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti, também foi levado às pessoas em situação de rua que estão no espaço, informações sobre hipertensão, diabetes, hidratação.
Em outra oportunidade a casa também iniciou um outro projeto, que é um Grupo Reflexivo Laboral com psicólogo e assistente social.
As abordagens seguem um cronograma e contam com o apoio da Secretaria de Saúde, da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.
Mín. 22° Máx. 33°