“Viemos nos colocar à disposição para ajudar, para servir sem esperar nada em troca”. A afirmação, em nome de um grupo de 20 homens que integram o movimento “Legendários”, foi feita na manhã desta sexta-feira (25 de outubro), pelo pastor Abiel Carvalho, o Legendário 60.888.
Durante reunião com o prefeito Ari Lafin, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura; o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos; e o secretário de Governo, Hilton Polesello, o grupo demonstrou interesse em contribuir diretamente com o Município, de forma voluntária, em situações que demandem auxílio direto à população.
O movimento “Legendários”, presente em 70 cidades de 13 países, busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os participantes a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial. O site da organização estampa que “devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários, é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”.
Quando ingressam no movimento, os homens deixam de ser conhecidos pelos próprios nomes e são reconhecidos pela numeração, uma única numeração para o mundo todo. “A sociedade precisa de homens melhores, pais melhores e filhos melhores; e precisamos entregar mais à sociedade”, complementou o pastor Thomas Felipe Alves, o Legendário 45.956.
A oferta foi recebida com muita gratidão pelos representantes do Executivo Municipal. “Estamos recebendo um verdadeiro presente de fim de ano”, destacou o prefeito Ari Lafin, solicitando que, a partir desta disposição em servir, o coordenador de Proteção e Defesa Civil articule, junto ao Corpo de Bombeiros, uma formação específica para os hoje 20 Legendários sorrisenses.
“Precisamos qualificar essa ajuda para garantir a segurança de cada um destes voluntários bem como das pessoas que eles vão ajudar”, reforçou o prefeito.
“Hoje somos 20, mas até o fim do ano, teremos mais 50, e nosso lema é ´unidade, amor e humildade´”, listou o pastor Abiel.
Além de garantir a formação técnica necessária ao novo grupo de voluntários da Defesa Civil, o prefeito também adiantou que os homens podem ajudar, e muito, a Administração Municipal, via Secretaria de Assistência Social (Semas), a ampliar com a abordagem à população em situação de rua.
“É com amor que olhamos para cada pessoa que está nesta situação, e, pelo Município, disponibilizamos a abordagem, o encaminhamento para tratamento de vícios (se for essa a causa da situação de rua), o fortalecimento de vínculos familiares e, com a pessoa reabilitada, também direcionamos para uma vaga de trabalho, permitindo assim que ela seja, novamente, protagonista da própria vida”, contextualizou Ari, complementando que o trabalho dos Legendários pode ser de grande importância para sensibilizar as pessoas que estão na rua a aceitarem ajuda.
“Só temos a agradecer e dar nossos parabéns a este grupo de homens que se dispõe a contribuir de forma tão honrosa com nossa comunidade”, finalizou o prefeito.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Rômalo Bessa e Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 33°