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Prefeitura promove capacitação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O município de Cáceres aderiu, no final de 2023, ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa que busca, em regime de colaboração e...

14/06/2024 às 16h45
Por: Redação Oficial News Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
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Crédito:Prefeitura de Cáceres -
Crédito:Prefeitura de Cáceres -

O município de Cáceres aderiu, no final de 2023, ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa que busca, em regime de colaboração entre a União, estados, Distrito Federal e municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do segundo ano do ensino fundamental. Além disso, o programa visa recuperar as aprendizagens das crianças do terceiro, quarto e quinto anos que foram afetadas pela pandemia.

O RENALFA, que é a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tem por objetivo ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino para a elaboração e implementação de políticas de alfabetização.

O objetivo do LEEI, que significa Leitura e Escrita na Educação Infantil, é ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente os docentes. Dessa forma, os profissionais poderão desenvolver práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças em relação à linguagem escrita. O programa visa qualificar o trabalho pedagógico de professores da educação infantil no Brasil.

A Prefeitura de Cáceres realizou, nesta quinta-feira, 13 de junho, o primeiro encontro formativo do LEEI. A articuladora local, professora Ana da Guia Magalhães Antunes, junto com as formadoras Fabiane Deluque Viana Caetano, Frádia Cícera Tsukamoto, Rosane Penha Mendes e Vanessa Aparecida Almeida, conduziram a formação para 120 professores da pré-escola, que atendem alunos de quatro e cinco anos de idade.

Segundo a coordenadora pedagógica Luciana de Souza Gattass Crepaldi, a formação contempla uma abordagem abrangente e inovadora. "Estamos trazendo metodologias que integram a oralidade, leitura e escrita de forma lúdica e significativa para as crianças. É essencial que os professores estejam preparados para lidar com os desafios da alfabetização na primeira infância, e essa formação contínua é fundamental para o desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualidade do ensino em nosso município", afirmou Luciana.

Para o secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, o município tem tido avanços significativos na alfabetização. "Estamos empenhados em proporcionar uma educação de qualidade para nossas crianças. A adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a implementação do LEEI são passos importantes para garantir que nossas crianças tenham uma base sólida de alfabetização desde os primeiros anos de escolaridade. A formação continuada dos professores é uma peça fundamental nesse processo, e estamos felizes com os resultados que já começamos a ver", destacou Fransérgio.

A professora Ana da Guia finaliza dizendo que com esses esforços, Cáceres se coloca na dianteira das iniciativas voltadas para a melhoria da educação infantil, mostrando um compromisso sólido com o futuro das crianças e com a construção de uma sociedade mais justa e alfabetizada.

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