Quinta, 27 de Março de 2025
25°

Chuva

Cuiabá, MT

Política PRÉ-CANDIDATO

Decisão do Tribunal de Justiça torna Abílio Jr elegível

Em outubro, Abílio deve concorrer ao cargo de deputado federal pelo PL

21/07/2022 às 00h40 Atualizada em 21/07/2022 às 01h12
Por: Redação Oficial News Fonte: RAYNNA NICOLAS Da Redação site HNT
Compartilhe:
Foto: Divulgação Adv. Dr Fabrizzio Cruvinel e Ex-vereador Abílio Jr (PL)
Foto: Divulgação Adv. Dr Fabrizzio Cruvinel e Ex-vereador Abílio Jr (PL)

O ex-vereador de Cuiabá, Abílio Júnior (PL), voltou a ficar elegível por força de decisão judicial publicada nesta quarta-feira (20). Na determinação, o desembargador Márcio Vidal, da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, concedeu efeito suspensivo a outra decisão, que validou cassação sofrida pelo parlamentar e sua inelegibilidade. Nas eleições de outubro, Abílio disputará o cargo de deputado federal.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Abílio foi cassado ainda em março de 2020, sob as acusações de "excesso de fiscalização”, “coação” e “ofensa aos colegas”. Dois meses depois, conseguiu liminar que suspendeu a cassação. No mesmo ano, ainda disputou as eleições para a prefeitura de Cuiabá, chegando ao segundo turno contra o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A reviravolta veio no fim de junho deste ano, quando uma segunda decisão judicial revogou a liminar, reestabelecendo a cassação e, consequentemente, tornando Abílio inelegível. O ex-vereador, que pretende disputar o cargo de deputado federal, entrou imediatamente com recurso.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O pedido dessa vez foi analisado pelo desembargador Márcio Vidal que acolheu, assim como na primeira decisão, a tese de que houve restrição da defesa durante o processo na Câmara de Vereadores. Na sequência, o desembargador suspendeu os efeitos da decisão publicada no fim de junho, reestabelecendo os direitos políticos de Abílio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.