A produtora familiar Eliete Rosa Luiz, 53 anos, está próximo de alcançar a meta de produzir 100 litros de leite por dia. A conquista é fruto do trabalho de assessoramento e assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), via Pronaf Mais Alimentos do Ministério da Agricultura linha de crédito do governo federal que permitiu a aprovação de crédito que deu condição à agricultura para adquirir mais vacas leiteiras, investimentos na estrutura de produção, proporcionando produtividade gerando aumento da renda familiar.
Nesta quinta-feira (10/03) foi realizado um Dia de Campo na propriedade da Sra Eliete para apresentar o projeto e os resultados positivos. Estava presentes técnicos da EMPAER, representando a Ministra da Agricultura Tereza Cristina o Superintendente do MAPA em Mato Grosso Dr. José de Assis Guaresqui, acompanhando Osmano de Freitas chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural, Renildo França chefe da Divisão de Desenvolvimento, Registro e Monitoramento da Aquicultura e Pesca, Luiz Henrique chefe de Serviço da Agricultura Familiar e o Servidor Eng. João Adelson. Também estava presente o Dep. Estadual e ex-secretário Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (2015-2018) Suelme Evangelista Fernandes e assessores.
A propriedade é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) que vem sendo acompanhada por técnicos da Empaer e será referência para mais de 140 produtores da região que compreende a Baixada Cuiabana. Com uma área de 17 hectares, está localizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Várzea Grande.
Segundo o técnico da Empaer, Gilmar Brunetto, conhecido como Gauchinho o objetivo é fortalecer a cadeia produtiva de leite melhorando a produção e atrair mais produtores para região. “A URT da Eliete será uma referência e um espaço para capacitações, palestras e dias de campo. Estamos atuando para oferecer qualificação e consequentemente qualidade aos produtos e melhora na renda de agricultores familiares. A URT de dona Eliete tem o objetivo de servir de exemplo e se tornar uma referência”, pontua.
Na propriedade já foi realizado o manejo de solo, construído curral, pocilga, sistema de irrigação, a área é dividida com plantações de capiaçu e milho. Foi construído um biodigestor e um depósito de água, sendo o sistema todo interligado.
O deputado estadual Suelme Evangelista Fernandes juntamente com os técnicos da EMPAER e MAPA ouviram a reivindicação da agricultora com as dificuldades para desenvolver o projeto. O parlamentar se solidarizou com as demandas e as dificuldades enfrentadas pela agricultora e destacou que junto de outros deputados estará trabalhando em prol da Agricultura Familiar em todo estado. Ele citou a Lei do Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso - MT Garante, que busca ampliar e incentivar o acesso a crédito pelos pequenos empreendedores mato-grossenses.
O Superintendente do MAPA José de Assis Guaresqui pontuou a importância dos pequenos agricultores formarem pequenos grupos para compartilhar, equipamentos agrícolas, dividirem custos de mão de obra e destacou as ações em conjunto dos técnicos da EMPAER do MAPA. "Nos temos todo o interesse na pequena produção no pequeno produtor que através destas ações possam produzir, viver da própria terra e transformar para melhor a vida das pessoas que moram no campo, esse é um compromisso do Ministério de trabalharmos juntos com os demais colegas para viabilizarmos projetos com este e outros da comunidade e de todos quantos queiram trabalhar. Pode contar com o Ministério com toda a equipe que com certeza estaremos contribuindo para o crescimento da agricultura em Mato Grosso e no Brasil", finalizou Guaresqui.
Veja as fotos e histórico do projeto abaixo.
Mín. 19° Máx. 35°