Quinta, 26 de Maio de 2022
20°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Agronegócios Agricultura Familiar

Superintendênte do MAPA e técnicos da EMPAER visitam propriedade pecuária leiteira referência na Baixada Cuiabana p/ Agricultura Familiar

Objetivo do projeto é fortalecer a cadeia produtiva de leite melhorando a produção e atrair mais produtores.

11/03/2022 às 11h11 Atualizada em 11/03/2022 às 11h13
Por: Redação. Fonte: Redaçao Oficial News
Compartilhe:
Foto: Dep. Suelen, Tec. Gilmar, Prod. Eliete, Sup. Guaresqui, Tec da Empaer e Eng Osmano MAPA
Foto: Dep. Suelen, Tec. Gilmar, Prod. Eliete, Sup. Guaresqui, Tec da Empaer e Eng Osmano MAPA

A produtora familiar Eliete Rosa Luiz, 53 anos, está próximo de alcançar a meta de produzir 100 litros de leite por dia. A conquista é fruto do trabalho de assessoramento e assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), via Pronaf Mais Alimentos do Ministério da Agricultura linha de crédito do governo federal que permitiu a aprovação de crédito que deu condição à agricultura para adquirir mais vacas leiteiras, investimentos na estrutura de produção, proporcionando produtividade gerando aumento da renda familiar.

Nesta quinta-feira (10/03) foi realizado um Dia de Campo na propriedade da Sra Eliete para apresentar o projeto e os resultados positivos. Estava presentes técnicos da EMPAER, representando a Ministra da Agricultura Tereza Cristina o Superintendente do MAPA em Mato Grosso Dr. José de Assis Guaresqui, acompanhando Osmano de Freitas chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural, Renildo França chefe da Divisão de Desenvolvimento, Registro e Monitoramento da Aquicultura e Pesca, Luiz Henrique chefe de Serviço da Agricultura Familiar e o Servidor Eng. João Adelson. Também estava presente o Dep. Estadual e ex-secretário Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (2015-2018) Suelme Evangelista Fernandes e assessores.

A propriedade é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) que vem sendo acompanhada por técnicos da Empaer e será referência para mais de 140 produtores da região que compreende a Baixada Cuiabana. Com uma área de 17 hectares, está localizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Várzea Grande.

Segundo o técnico da Empaer, Gilmar Brunetto, conhecido como Gauchinho o objetivo é fortalecer a cadeia produtiva de leite melhorando a produção e atrair mais produtores para região.  “A URT da Eliete será uma referência e um espaço para capacitações, palestras e dias de campo. Estamos atuando para oferecer qualificação e consequentemente qualidade aos produtos e melhora na renda de agricultores familiares. A URT de dona Eliete tem o objetivo de servir de exemplo e se tornar uma referência, pontua.

Na propriedade já foi realizado o manejo de solo, construído curral, pocilga, sistema de irrigação, a área é dividida com plantações de capiaçu e milho. Foi construído um biodigestor e um depósito de água, sendo o sistema todo interligado.

O deputado estadual Suelme Evangelista Fernandes juntamente com os técnicos da EMPAER e MAPA ouviram a reivindicação da agricultora com as dificuldades para desenvolver o projeto. O parlamentar se solidarizou com as demandas e as dificuldades enfrentadas pela agricultora e destacou que junto de outros deputados estará trabalhando em prol da Agricultura Familiar em todo estado. Ele citou a Lei do Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso - MT Garante, que busca ampliar e incentivar o acesso a crédito pelos pequenos empreendedores mato-grossenses.

O Superintendente do MAPA José de Assis Guaresqui pontuou a importância dos pequenos agricultores formarem pequenos grupos para compartilhar, equipamentos agrícolas, dividirem custos de mão de obra e destacou as ações em conjunto dos técnicos da EMPAER do MAPA. "Nos temos todo o interesse na pequena produção no pequeno produtor que através destas ações possam produzir, viver da própria terra e transformar para melhor a vida das pessoas que moram no campo, esse é um compromisso do Ministério de trabalharmos juntos com os demais colegas para viabilizarmos projetos com este e outros da comunidade e de todos quantos queiram trabalhar. Pode contar com o Ministério com toda a equipe que com certeza estaremos contribuindo para o crescimento da agricultura em Mato Grosso e no Brasil", finalizou Guaresqui. 

Veja as fotos e histórico do projeto abaixo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Várzea Grande - MT
Várzea Grande - MT
Sobre o município Várzea Grande é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do país. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e as regiões geográfica Intermediária e imediata de Cuiabá. Situada à margem direita do Rio Cuiabá, está a 7 km a leste da capital mato-grossense e ocupa uma área de 938,057 km².[5] É a segunda cidade mais populosa do estado, a 7º mais populosa da região Centro-Oeste e a 97° mais populosa do país, sua população es
Cuiabá - MT Atualizado às 05h33 - Fonte: ClimaTempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 35°

Sex 35°C 18°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 34°C 21°C
Seg 32°C 22°C
Ter 35°C 19°C