Quinta, 26 de Maio de 2022
21°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Cidades Protesto

Decreto Municipal: Pais protestam contra exigência de vacinação de crianças

As famílias querem que o prefeito volte atrás e deixe de exigir o passaporte da vacina nas escolas

05/02/2022 às 06h21
Por: Redação. Fonte: Site A Tribuna
Compartilhe:
Foto: A Tribuna
Foto: A Tribuna

Dezenas de pais se reuniram na tarde de ontem (3) em frente a Prefeitura de Rondonópolis em um protesto contra o estabelecimento em decreto municipal da obrigatoriedade de vacinação das crianças, ou seja, da determinação para que os pais apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19 das crianças com mais de cinco anos nas escolas.

O Decreto Municipal 10.661, de 31 de janeiro de 2022, estabelece que é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para os alunos, a partir dos cinco anos, matriculados na rede de ensino público e privado. A recusa expressa, tácita ou não, na apresentação da carteira de vacinação ensejará notificação dos responsáveis, que será encaminhada ao Ministério Público e Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Ainda pelo decreto, somente ficam dispensadas de cumprir a exigência de apresentação da carteira de vacinação com comprovação da imunização contra a Covid-19 as crianças portadoras de comorbidades, desde que apresentado laudo médico.

Conforme os organizadores, decisão do ministro Lewandowski visa o cumprimento de Nota Técnica 02/2022, do Ministério da Saúde, aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que recomenda de forma não obrigatória a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

A medida do Município desagradou muitos pais da cidade, que se reuniram para protestar. A comerciante Célia Veloso, que participava da manifestação em frente a Prefeitura na tarde de ontem, falou à reportagem do A TRIBUNA que não concorda com a obrigatoriedade de vacinação das crianças e que a decisão deve ser tomada exclusivamente pelos pais.

 

“Existe hoje uma sangria desatada de vacinar de qualquer forma, mesmo que as crianças não estejam correndo risco de vida. Eu não sou contra a vacina para quem quer vacinar, que eles sabem dos riscos e sabem que não têm garantias, mas eu sou contra a ausência de liberdade com a Prefeitura obrigando a vacinação, seguindo para um rumo de uma ditadura”, disse Célia.

A comerciante destacou ainda que considera absurdo que vacinem as crianças dentro das escolas. “Acho um absurdo ir em uma escola e vacinar os nossos filhos. Tem muita gente que vai vacinar por uma imposição e daqui para frente pode ter alguma consequência. Eu não acho que seja a hora, e sou contra a agressão à nossa liberdade. Não pode privar a educação do filho impondo uma vacina”, acrescentou.

Da mesma forma, outros pais se posicionaram com cartazes e em discursos no carro de som levado para o local do protesto, com dizeres como “Filho é da família e não do Estado”, “Passaporte sanitário discriminatório e chantagista”, “Somos livres! Vacine quem quiser!, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT
Rondonópolis - MT
Sobre o município Rondonópolis, município do estado de MT, a 210 km de Cuiabá. Possui 236.042 habitantes (2020). Tem o segundo maior PIB de MT. Tem na industrialização um novo salto de crescimento. A diversificação de segmentos industriais, maior polo de esmagamento, refino e envase de óleo de soja do Brasil, maior polo misturador de fertilizante do interior brasileiro, maior produção estadual de ração e suplementos animais, Rondonópolis começa a receber investimentos no setor de metalurgia.
Cuiabá - MT Atualizado às 04h53 - Fonte: ClimaTempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 35°

Sex 35°C 18°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 34°C 21°C
Seg 32°C 22°C
Ter 35°C 19°C