Sábado, 04 de Dezembro de 2021
26°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Meio ambiente Ceará

Sema recebe prêmio Muriqui por trabalho de preservação da Mata Atlântica

Em solenidade ocorrida no auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), nessa terça-feira (23), o Governo do Ceará...

24/11/2021 às 15h10
Por: Redação. Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em solenidade ocorrida no auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), nessa terça-feira (23), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi agraciado com o prêmio Muriqui pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA). O evento também celebrou os 30 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e 50 anos do Programa “O Homem e a Biosfera” (The Man And the Biosphere – MaB), da Unesco.

Ao receber o prêmio, representando o governador do Estado, o titular da Sema, Artur Bruno, lembrou que Camilo Santana criou a primeira secretaria estadual do Meio Ambiente, aumentou o número de Unidades de Conservação estaduais e investiu em florestamento e reflorestamento. “É muito fácil trabalhar com um governador ambientalista e com equipe de alto nível como a da Sema, a qual eu dedico este prêmio”, agradeceu. Também foram homenageados o ambientalista Afrânio Menezes (In memoriam), representado por sua filha Leila; o paisagista Ricardo Cardin; o Parque das Neblinas, do Instituto Ecofuturo; e o ambientalista e cientista político Maurício Ruiz.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, abriu os trabalhos, quando exaltou o processo de diálogo entre o empresariado e o governo do Estado e os avanços em relação ao hidrogênio verde. “Estamos desenvolvendo, em parceria com a Sema, o Atlas Marinho do Ceará, que será fundamental para a preservação e desenvolvimento da nossa costa e dos nossos mares nesta Década do Oceano”. Na sequência, Glauco Kimura, representante da Unesco, ressaltou que a RBMA é a maior reserva de biosfera do mundo. “É preciso lembrar que, num período tão difícil como este de pandemia, novamente fomos salvos pela ciência, fundamental no trabalho de pesquisa e preservação”.

Por sua vez, o Gal. Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação da Itaipu binacional, lembrou que a mata atlântica é “o cartão de visitas do Brasil” e que a Itaipu colabora com a RBMA em vários projetos, além de produzir energia limpa. “Não existe segurança hídrica sem preservação do meio ambiente, por isso, completamos o plantio de 24 milhões de mudas na região de Itaipu”, informou. Cleyton Lino, presidente do CN-RBMA, afirmou que “a tarefa não é somente recuperar a biosfera da Mata Atlântica, mas tentar deixar um mundo melhor para nossos filhos e netos”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Dentre as várias autoridades presentes, Célio Fernando, secretário executivo da Casa Civil; Carlos Alberto Mendes, superintendente da Semace; Fernando Bezerra, secretário adjunto da Sema e vice-presidente do CN-RBMA; Maria Dias, secretária de Planejamento e Gestão da Sema; João Lúcio, presidente da Cogerh.

Prêmio Muriqui

O Prêmio Muriqui é considerado uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país. Reconhece o trabalho de pessoas físicas ou entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, que “contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científicos e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica”. Instituído em 1993, pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o prêmio já foi outorgado para: organização SAVE Brasil, Fundação Brasileira para Conservação da Natureza, Projeto Tamar, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fotógrafo Sebastião Salgado, naturalista, professor, pesquisador e político brasileiro, Paulo Nogueira Neto, e ambientalista, biólogo e pesquisador norte-americano, Thomas Lovejoy.

O evento foi encerrado com um coquetel e com a apresentação cultural do Grupo de Tradições Cearenses.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.