Sábado, 04 de Dezembro de 2021
26°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Agropecuária Dia Mundial da Pesca

Divisão de Desenvolvimento, Monitoramento e Registro da Aquicultura e Pesca do MAPA, divulga mensagem por ocasião do dia Mundial da Pesca

Deve-se destacar a importância social, econômica e cultural das atividades pesqueiras.

22/11/2021 às 06h29 Atualizada em 22/11/2021 às 10h59
Por: Redação. Fonte: Redação Oficial News do Brasil
Compartilhe:
Foto: Divulgação Oficial News
Foto: Divulgação Oficial News

O do Chefe da Divisão de Desenvolvimento, Monitoramento e Registro da Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal da Agricultura e Abastecimento em Mato Grosso-MAPA - Renildo Soares de  França, soltou uma nota neste domingo dia 21 de novembro onde comemora o dia Internacional da Pesca. 

“Neste dia 21 de novembro voltarmos nossa atenção especial e admiração aos pescadores e pescadoras e suas famílias que se sacrificam em prol de uma atividade tão importante para segurança alimentar e cadeia produtiva do pescado.  Somos sabedores que a Indústria do Pescado é uma das mais complexas do mundo, comtemplando uma das profissões mais difíceis e perigosas para se exercer. Com sacrifícios, os pescadores e pescadoras desenvolvem um trabalho para satisfazer um consumo mundial cada vez mais exigente e que aumenta a cada ano devido ser uma das proteínas mais saudáveis para se consumir. Parabenizamos todos os profissionais pescadores e pescadoras que incansavelmente tem lutado para melhorar suas condições de vida na pesca.

Temos muito em que melhorar, o Governo Federal esta trabalhando para proporcionar melhores condições de trabalho para todos os pescadores e pescadores do Brasil”. Comentou Renildo França. 

O setor sofre com captura abusiva de estoques globais de peixes; vertente comercial envolve mais de 120 milhões de trabalhadores no mundo. No Brasil temos 980 mil pescadores profissionais cadastrados, sendo 57% de homens e 43% mulheres. A atividade tem importância social e econômica devido o enorme contingente de trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva, gerando empregos, erradicando a fome pelo equilíbrio da segurança alimentar e pelo combate à pobreza. 

 

O Governo Federal tem intensificado esforços em atualizar a legislação, desburocratizar os processos, muitos deles agora são acessados pela plataforma online do governo digital, facilitando o acesso e tornando muito mais rápido para melhorar a vida dos Pescadores e Pescadoras e aplicando politicas públicas que atendam as necessidades do setor para que tenhamos um crescimento sustentável para todo o setor preservando os recursos hídricos. Acrescentou Renildo França. 

Sistema de Recadastramento dos Pescadores e Pescadores. 

O MAPA através da Secretária de Aquicultura e Pesca lançou o tão sonhado Recadastramento Geral da Pesca esperado desde 2014. Todos os Pescadores e Pescadoras do Brasil devem atualizar os dados e gerar a nova Carteira de Pesca Profissional Artesanal com código QR Code. Foi desenvolvido um novo sistema SISRGP 4.0 podendo ser acessado por celular ou computador pelo site do MAPA e solicitar a Carteira através do login do gov.br onde o pescador ou pescadora faz o seu recadastramento online, totalmente gratuito e de qualquer lugar no Brasil, o recadastramento teve início em 01 de outubro de 2021 e termina em 31 de setembro de 2022”. Ponderou Renildo França – Chefe da DIRMAP. 

Dia Mundial da Pesca

O Dia Mundial da Pesca foi instituído em 1998 como uma forma de celebrar o que para muitos não é apenas uma profissão, mas um modo de vida. Assim, neste dia são discutidas formas de aumentar a consciência global sobre a necessidade de gerenciar os ecossistemas aquáticos de forma sustentável. Mas, também deve-se destacar a importância social, econômica e cultural das atividades pesqueiras. 

Segue o link para os pecadores e pescadoras realizarem o Recadastramento. Clique Aqui

Qualquer dívida entrar em contato pelo fone: (65) 3688-6795 e pelo WhatsApp da Divisão de Registro e Monitoramento da Aquicultura e Pesca em Mato Grosso (65) 3688-6791

Entre no grupo do OFICIAL NEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.