Sábado, 04 de Dezembro de 2021
26°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Geral Mato Grosso

Sistema Sigadoc é implantado na Casa Civil e Secretaria de Comunicação a partir desta quarta-feira (20)

O sistema é um projeto do governador Mauro Mendes, que tem como meta oferecer um serviço público de melhor qualidade à sociedade

20/10/2021 às 16h20
Por: Redação. Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Sistema Sigadoc é implantado na Casa Civil e Secretaria de Comunicação - Foto por: secom
Sistema Sigadoc é implantado na Casa Civil e Secretaria de Comunicação - Foto por: secom

A partir desta quarta-feira (20.10), a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Casa Civil passam a utilizar o Sistema Sigadoc, implantando em ambiente digital de forma definitiva a gestão de documentos oficiais. O sistema é um projeto do governador Mauro Mendes, que tem como meta oferecer um serviço público de melhor qualidade à sociedade.

O Sigadoc faz parte do eixo Simplifica MT, do programa Mais MT, e tem como objetivo modernizar a gestão de documentos e agilizar os processos de trabalho no âmbito do Governo de Mato Grosso. Todas as secretarias, órgãos e autarquias deverão implantar o sistema até janeiro de 2022.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o Sigadoc é mais um exemplo da melhoria e modernização da gestão estadual determinadas pelo governador Mauro Mendes.

“Na era digital em que nos encontramos, é inconcebível que os documentos oficiais ainda estejam em papel, lotando arquivos e dificultando a vida de todos. Por isso, a determinação do governador Mauro Mendes, logo no início do mandato, em modernizar a gestão documental do Estado. Essa iniciativa vai trazer economia aos cofres públicos e dar ainda mais transparência à gestão”, afirmou Mauro Carvalho.

Ou seja, a partir de hoje, todos os processos documentais administrativos da Casa Civil e Secom deverão tramitar apenas de forma online. A exceção se dá apenas em relação aos contratos com agências de publicidade da Secom, uma vez que é necessária adequação e treinamento das equipes das agências.

O treinamento, em forma de projeto-piloto, será realizado em uma das campanhas da Secom junto às agências no mês de novembro, para que todos os processos estejam em formato digital a partir de 1º de dezembro deste ano.

A secretária de Comunicação, Laice Souza, esclareceu que o objetivo é, principalmente, dar celeridade aos processos, além de diminuir o uso de papel na Secom, atendendo à demanda do governador Mauro Mendes.

“Teremos agilidade e resolutividade ainda maior nos processos, principalmente, naqueles que dizem respeito à tramitação de contratos. A Comunicação já trabalha em quase toda sua efetividade de forma online, na divulgação das informações oficiais do governo, e o Sigadoc veio para complementar e facilitar a parte administrativa da secretaria, pois esse é o objetivo do governador Mauro Mendes”, explicou a secretária.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Emerson Hayashida, com a implantação do Sigadoc em toda a administração estadual, a economia prevista é de R$ 30 milhões ao ano.

“É uma ferramenta fantástica, de fácil manuseio, acessível a todos, que dará mais agilidade para a administração pública. O Sigadoc dará eficiência, transparência, e economia para o Estado”, pontuou o controlador-geral.

Na Casa Civil e Secom, a partir desta implantação, o Sistema de Protocolo das secretarias permanecerá disponível apenas para consulta, sendo vedado o uso para criação de processos ou registro de novos documentos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.