Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Cuiabá - MT

Tecnologia Santa Catarina

Com início em Criciúma, Circuito Inova SC será realizado em 13 cidades de Santa Catarina 

 Foto: Reprodução/Secom Santa CatarinaIntegração, apoio, prospecção e potencialização do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de San...

20/10/2021 às 15h10
Por: Redação. Fonte: Secom Santa Catarina
Compartilhe:
 Integração, apoio, prospecção e potencialização do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina são os objetivos do Circuito Inova SC, que vai ocorrer em 13 cidades do estado. O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira
Integração, apoio, prospecção e potencialização do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina são os objetivos do Circuito Inova SC, que vai ocorrer em 13 cidades do estado. O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira

 

Com início em Criciúma, Circuito Inova SC será realizado em 13 cidades de Santa Catarina 
Foto: Reprodução/Secom Santa Catarina

Integração, apoio, prospecção e potencialização do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina são os objetivos do Circuito Inova SC, que vai ocorrer em 13 cidades do estado. O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira, 21, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, a partir das 16 horas, e é aberto a todos os interessados. O evento terá ainda a presença do governador Carlos Moisés.  

O Circuito Inova SC é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e daPlataforma On

Esse primeiro evento é realizado pela Unesc, em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Conta com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Educação (SED), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI),  da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc). 

“Santa Catarina se destaca por seu espírito inovador e por transmitir essa inovação à ciência e tecnologia. O estímulo às empresas, ambientes de inovação, pesquisa e desenvolvimento transformam-se em elementos essenciais ao desenvolvimento do estado. Já somos referência em inovação e avançamos no caminho de conectar esses focos de desenvolvimento de tecnologia para um objetivo só, que é fortalecer a produção de conhecimento”, disse o governador Carlos Moisés.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o Circuito Inova SC é mais uma oportunidade de conectar os atores do ecossistema de CTI em diversas regiões do estado. “Conectar os atores do ecossistema de CTI de Santa Catarina é uma dos objetivos da Fapesc. Estes eventos, realizados em parceria com a Acafe, serão de extrema importância para aproximar governo, pesquisadores, empreendedores e sociedade em torno de discussões fundamentais para a sociedade catarinense, dando transparência na utilização dos recursos públicos.”  

“Juntos somos mais fortes. É uma expressão conhecida, mas que se aplica muito a nossa realidade. A integração entre a sociedade civil, a academia, o governo e as empresas preenche lacunas e fortalece o desenvolvimento. O Circuito Inova tem esse papel de unir as pontas e fortalecer ainda mais nosso ecossistema de inovação”, reforçou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

“Estamos em novos tempos, impulsionados pela exigência da inovação, pelo uso de variadas tecnologias e pela necessidade de parcerias permanentes entre o setor produtivo, universidades, governos e organizações da sociedade civil”, frisou Aristides Cimadon, reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e presidente da ACAFE. “A Fapesc, como promotora e incentivadora da produção do conhecimento em Santa Catarina, está promovendo o Circuito Inova SC. As instituições do Sistema ACAFE são parceiras desse movimento que deseja fortalecer todos os setores produtivos, as instituições de educação e a sociedade em busca de soluções criativas para os problemas regionais e locais.” 

De acordo com Cimadon, a pandemia tem provocado um turbilhão de contratempos em muitos setores. “Porém, também tem apresentado oportunidades e novas esperanças. O Circuito Inova SC tem esse propósito: incentivar, entusiasmar e despertar em todos os meios, com auxílio da Fapesc e das Universidades Comunitárias, o desejo de encontrar saídas para novos tempos de progresso e desenvolvimento.  

Confira as datas e locais 

21/10 - Criciúma (Unesc)

09/11 - Brusque (UNIFEBE)

10/11 - Jaraguá do Sul (CATÓLICA-SC)

11/11 - Joinville (UNIVILLE)

17/11 - Itajaí (UNIVALI)

18/11 - Blumenau (FURB)

19/11 - Rio do Sul (UNIDAVI)

22/11 - Caçador (UNIARP)

23/11 - Lages (UNIPLAC)

24/11 - Concórdia (UNC)

25/11 - Joaçaba (UNOESC)

26/11 - Chapecó (UNOCHAPECÓ)

08/12 - Florianópolis (UDESC) 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.