Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Cuiabá - MT

Brasil Registro na Marinha

Divisão de Aquicultura e Pesca do MAPA de MT e Marinha do Brasil se reúnem para apresentação do novo Sistema da Pesca.

Marinha do Brasil que emitirá aos Pescadores (as) a CIR, exigida pela nova Portaria SAP/MAPA N° 265/2021

28/09/2021 às 11h30 Atualizada em 28/09/2021 às 11h52
Por: Redação. Fonte: Redação Oficial News
Compartilhe:
Foto: Divulgação Redação
Foto: Divulgação Redação

A Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso-SFA/MT-MAPA, representada pelo Chefe da Divisão Renildo Soares de França, reuniu-se na tarde da última terça-feira (27), com o Capitão dos Portos da Marinha Brasileira instalados em Mato Grosso, Capitão de Fragata Alessandro Lopes Fajard Oliveira, participou da reunião o Suboficial (AM) e Inspetor Naval, Leandro Lobo de Souza.

O encontro teve o propósito de apresentar o Novo Sistema o SISRGP 4.0 para o RECADASTRAMENTO E CADASTRAMENTO Nacional dos PESCADORES (AS) PROFISSIONAIS, que tem início no dia 1 de outubro e estreitar laços com a Marinha do Brasil que emitirá aos Pescadores (as) a CIR exigida pela nova Portaria SAP/MAPA N° 265 DE 29 de Julho de 2021.

A Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) é um documento de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário, emitida para prover o portador de identificação a fim de viajar de /ou para uma embarcação designada ou seguir as instruções do comandante de uma embarcação, além de registrar o serviço marítimo do portador.

Foi apresentado, as etapas da implantação e os documentos exigidos para obter a Licença de Pescador(a) Profissional pelo SISRGP 4.0, tudo online diretamente no site do Governo Federal podendo ser acessado de qualquer lugar e gratuito a emissão da Carteira de Pesca profissional. 

 

O Cap. Fajard apresentou os trabalhos da Marinha do Brasil em Mato Grosso, os Cursos de Formação de Aquaviários, os procedimentos burocráticos e documentais.

 

A Marinha do Brasil foi a pioneira a dar suporte governamental aos Pescadores (as) em 1912 quando foi instituído a categoria de Pesca Profissional no Brasil.

Abaixo segue o vídeo do treinamento com passo a passo para o Recadastramento e Cadastramento dos Pescadores(as) 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.