Quarta, 20 de Outubro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Brasília - DF

Agronegócios GASTRONOMIA CUIABANA

Em Mato Grosso, um festival de Peixe de 10 a 25 de setembro vai contar com a participação de vários restaurantes.

Peixe no Prato - Difundir e aumentar o consumo do produto é o foco da campanha Semana do Pescado

03/09/2021 às 13h44 Atualizada em 03/09/2021 às 18h02
Por: Redação. Fonte: GD – Rita Comini
Compartilhe:
Foto: Divulgação Chefe de Cozinha Priscila Manzano @chefpri_manzano
Foto: Divulgação Chefe de Cozinha Priscila Manzano @chefpri_manzano

Peixe no prato

Rita Comini

Foto: AssessoriaConhecido por ser uma importante fonte de proteínas, tanto em qualidade como quantidade, o pescado, de uma maneira geral, apresenta baixo teor de gordura e bons índices de vitaminas, minerais e, principalmente, ácidos graxos da família ômega 3. É uma boa fonte de ferro, cálcio, fósforo, iodo e cobalto e ainda de vitaminas do complexo B, e também de vitaminas A e D. Seu consumo está associado a uma dieta saudável e à redução do risco de doenças cardiovasculares e a funções importantes nas fases iniciais do desenvolvimento humano. Tanto que é utilizado na alimentação humana desde os primórdios.        

 

Em relação a outras carnes, é de fácil digestão e apresenta menor quantidade de gorduras saturadas, que está relacionada ao risco de doenças cardiovasculares, e maior teor de gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas), verdadeiras vedetes no mundo dos lipídios, tanto que, receberam o apelido de “gorduras boas”.      

 

Difundir e aumentar o consumo do produto é o foco da campanha Semana do Pescado, iniciada nacionalmente neste 01 de setembro e que se estende ao longo do mês. Em Mato Grosso, um festival de 10 a 25 de setembro vai contar com a participação de vários restaurantes que irão desenvolver pratos com pescado à preços promocionais.

   

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel MT), Lorena Bezerra, reforça que as inscrições para os estabelecimentos participarem do festival podem ser feitas até domingo, dia 5.

 

Foto: Arquivo

Moqueca

 

Ela lembra que o pescado e um produto que o consumidor adora, por ser um dos alimentos mais saudáveis que temos. “O peixe faz parte da cultura cuiabana. Os bares e restaurantes são um dos maiores consumidores do pescado em geral, pois temos restaurantes especializados em pescados, como as peixarias e os restaurantes japoneses, sem falar nos pratos à base de pescado presentes nos cardápios de várias casas”.

 

Sobre a campanha que visa aumentar o consumo de pescado no país, enfatiza que bares e restaurantes são os grandes consumidores e revendedores do pescado e os pratos que servem são uma inspiração para criação dos almoços e jantares em família.

 

Não bastassem tantas qualidades e benefícios à saúde, o pescado é um alimento saboroso e um ingrediente muito versátil, permitindo as mais diversas preparações.

 

Confira aqui algumas preparações

 

Foto: Arquivo

Peixe assado com legumes

 

Peixe assado com legumes

 Ingredientes

600 g de filé de peixe sem espinho
1 cebola
2 colheres (de sopa) de manteiga
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca a gosto
3 tomates
1 xícara (chá) de salsão
1 xícara (chá) de cenoura
1 xícara (chá) de batata

 

Modo de preparo


Cozinhe em água o salsão, a cenoura e a batata, al dente. Disponha as cebolas no fundo de uma travessa refratária.


Coloque as postas de peixe por cima e distribua 1 colher de manteiga. Salpique os tomates, o sal e a pimenta. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos. Junte os legumes cozidos e distribua o restante da manteiga. Asse por 20 minutos e sirva.

 

Peixe cremoso

Foto: Arquivo

Peixe cremoso

 

Ingredientes

100 g de ervilha congelada
1 vidro pequeno de leite de coco
5 filés de peixe sem espinho
Pimenta-reino-branca a gosto
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 tomate pequeno
5 azeitonas pretas
Suco de 1 limão

Modo de preparo

 

Tempere os filés de peixe com o sal, a pimenta do reino e o suco do limão Disponha os filés em um refratário e despeja o leite de coco. Acrescente o tomate picado em cubos, as ervilhas e as azeitonas fatiadas. Salpique a salsinha e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até dourar o peixe.

 

Sirva em seguida.

 

Tambaqui assado

Foto: Arquivo

Tambaqui assado

 

 

Ingredientes
1 peixe grande tambaqui ou outro
do tipo redondo escamado e limpo
1 maço de salsa e cebolinha
1 maço de coentro
1 folha de louro
Suco de 2 limões
2 dentes de alho
2 pimentas dedo-de-moça
10 g de gengibre picado
2 copos de saquê seco
60 g de manteiga
Azeite, pimenta-do-reino e sal a gosto

 

Modo de preparo

 

Depois de bem lavado e enxuto, faça alguns cortes transversais profundos no peixe, dos dois lados. Passe pelo processar a salsa e a cebolinha com o coentro, o louro, a pimenta dedo-de-moça, o gengibre e o alho, temperando com sal.

 

Esfregue cuidadosamente todo o peixe com esta pasta, regue com o suco dos limões, cubra com as cebolas em rodelas, espalhe a pimenta-do-reino e deixe repousar por 40 minutos.

 

Em seguida, coloque-o numa travessa refratária untada com 30 g de manteiga, regue-o com a manteiga restante derretida e fios de azeite. Cubra com papel alumínio para levar ao forno e, durante o cozimento, vá regando com o molho em que foi temperado misturado com o saquê.

 

Quinze minutos antes de retirar do forno, cubra todo o peixe com rodelas de tomate, intercaladas com rodelas de cebola, regadas com azeite e volte a assar, retirando o papel alumínio.

 

Na hora de servir, salpique com salsa e coentro. Batatas cozidas podem acompanhar! 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.