Quarta, 20 de Outubro de 2021
24°

Nuvens esparsas

Brasília - DF

Geral Mato Grosso

Qualificação de recuperandos da PCE permitirá ativação de padaria industrial na unidade

Curso de padeiro é promovido pelo Senai e contempla cerca de 20 reeducandos

11/08/2021 às 12h30 Atualizada em 11/08/2021 às 20h24
Por: Redação. Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
- Foto por: Sistema Penitenciário
- Foto por: Sistema Penitenciário

Cerca de 20 recuperandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) estão sendo qualificados pelo curso de padeiro, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).  

Durante a capacitação de 160 horas/aula, que ocorre de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, os reeducandos estão adquirindo conhecimento sobre boas práticas relacionadas a hábitos de higiene pessoal e ambiental, utilização de utensílios e equipamentos de panificação, técnicas em massas e modelagens de pães e a produção efetiva de produtos de panificação.

Além de aprender um novo ofício, eles darão início ao trabalho de produção da padaria industrial, que foi montada recentemente na unidade penitenciária. A expectativa é de que tudo o que for produzido seja para consumo interno e, futuramente, com a extensão do projeto, poderá ser doado e até mesmo comercializado.

De acordo com a pedagoga do Sistema Penitenciário, Rozelvira Serpa de Salles, que atua diretamente na PCE, esta é também uma oportunidade de ressocialização para que não só dentro da unidade, mas futuramente fora, o preso possa ter uma chance de recomeçar.

“Entendo este projeto como uma oportunidade de mudança ao recuperando, uma vez que ele, ao receber seu alvará, terá em mãos um certificado de capacitação profissional. Com isso, agradeço a direção da unidade por sempre apoiar o setor de Educação, proporcionando uma boa qualificação profissional sem custo ao recuperando”, destacou a pedagoga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.