Quarta, 20 de Outubro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Brasília - DF

Meio ambiente Mato Grosso

Segunda aeronave entra em operação para fortalecer combate aos incêndios no Pantanal

Com mais este apoio, cerca de 4.900 litros d’água estão sendo despejados em pontos estratégicos com focos de fogo

11/08/2021 às 12h15
Por: Redação. Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Air Tractor AT-502B é eficaz no transporte d'água, tropa e carga a longas distâncias - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Air Tractor AT-502B é eficaz no transporte d'água, tropa e carga a longas distâncias - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Mais um avião modelo Air Tractor AT-502B chegou em Poconé (a 104 km de Cuiabá) no final da tarde desta terça-feira (10.08), para fortalecer os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) no combate aos focos de incêndio que permanecem ativos no Pantanal mato-grossense.

Essa aeronave possui capacidade para transportar 1.800 litros d’água que serão lançados em pontos estratégicos, já mapeados pelas equipes que atuam em solo desde o sábado (07.08) para apagar o fogo.  Agora, são dois aviões sobrevoando a região atingida pela queimada, com capacidade total de 4.900 litros de água. Os aviões são abastecidos com um caminhão pipa que capta água do Rio Pixaim.

A Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil contratou o transporte aéreo com recursos disponibilizados pelo Governo de Mato Grosso.

Segundo o Comandante da Regional I, tenente coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, embora este seja o primeiro incêndio de grandes proporções, apenas 0,27% do pantanal mato-grossense foi queimando, uma área considerada baixa. “Porém, requer muita atenção para que o fogo seja contido, nossas equipes trabalham com este propósito”.  Imagens via satélite, mostram que cerca de 1.500 hectares foram queimados. 

Nesta ação, além das guarnições do CBMMT, equipes de brigadistas também estão integrados para realizar o combate. Somam esforços na ação dois maquinários (tratores) enviados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), dois caminhões-pipas enviados pela empresa Águas Cuiabá e Sesc Pantanal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.